
O tomate é uma das principais hortaliças da culinária brasileira, atuando como antioxidante no organismo, sendo também fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais, como potássio e magnésio, indicado para diferentes finalidades por sua grande versatilidade.
No Estado do Rio de Janeiro, prevalecem o cultivo para tomate de mesa e o cultivo convencional. Tanto o tomate convencional como o orgânico são importados de outros estados.
Como se trata de cultura exigente em mão de obra, controle de pragas e doenças e também em nutrientes, informações para a gestão e sobre o custo de produção são importantes para o planejamento dos processos de decisão e para organizar e ajustar o processo produtivo.
Por essa razão, pesquisadores da Pesagro-Rio realizaram estudo de caso para verificar o retorno econômico de um sistema de produção de tomate com manejo orgânico em cultivo protegido, identificando itens relevantes no custo de produção.
Nas condições estudadas, o sistema apresentou lucratividade de 35,05%, demonstrando ser rentável e gerando lucro ao produtor.
Todas as informações sobre o estudo estão disponíveis na publicação “Tomate orgânico em cultivo protegido: análise dos custos de produção e lucratividade - Um estudo de caso”.