No último dia 9 de novembro, a Estação Experimental de Campos completou 110 anos de fundação. Criada pelo Ministério da Agricultura no início do século XX, com atividades voltadas exclusivamente à pesquisa da cana-de-açúcar, notabilizou-se pelas pesquisas coordenadas pelo pesquisador Frederico de Menezes Veiga que levaram ao desenvolvimento das variedades do grupo CB, com destaque para a CB 45-3, que chegou a ser cultivada em 80% da área canavieira do Brasil, sendo introduzida, também, em diversos países, como Estados Unidos, Iraque, Irã, Austrália e Havaí, entre outros.
A partir de 1976, foi incorporada à Pesagro-Rio com o objetivo principal de promover a diversificação agropecuária das regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas.
Reconhecida como polo estadual de pesquisa em agroenergia, a partir da reestruturação e modernização institucional da empresa, foi transformada em Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, tornando-se referência na pesquisa em grãos, em especial arroz, feijão, milho e soja, assim como a cana-de-açúcar, primeira cultura a ser estudada na Estação Experimental, e, mais recentemente, olericultura e produção de mudas e sementes.