PESAGRO-RIO participa da terceira edição do Rio Innovation Week

Nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro ocorreu, no Píer Mauá, a 3ª Edição do Rio Innovation Week, o maior evento de Tecnologia e Inovação da América Latina. A PESAGRO-RIO participou do evento juntamente com as demais instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O Pavilhão Agro RIW Tech trouxe para os participantes inúmeras inovações visando ao fortalecimento do agronegócio fluminense.

Durante os dias de evento, 24 produtores rurais e agroindustriais tiveram a oportunidade de expor e vender seus diversos produtos, que puderam ser degustados pelo público presente. “Startups” de várias origens apresentaram suas inovações tecnológicas, além de palestras e painéis abordando tecnologia, inovação, ambiente, sustentabilidade e gestão, focados nos rumos e no desenvolvimento da Agricultura Familiar e do Agronegócio.

Palestras

Nesta Edição, a PESAGRO-RIO colocou à disposição uma atração inédita: através de experiência de realidade virtual, levou os visitantes a três propriedades rurais no Estado do Rio de Janeiro, sendo possível visitar suas estufas e compreender como é o dia a dia da vida no campo. Os participantes também tinham à disposição um totem digital de interação que indicava a hortaliça mais adequada para cultivar em casa ao responder 3 perguntas sobre as características de sua residência, recebendo um papel semente para plantar em sua casa.

Visitantes

O secretário de Agricultura, Dr. Flávio, ressaltou a importância do evento: "É muito importante a presença da Agricultura dentro do maior evento de tecnologia da América Latina, através da PESAGRO-RIO, da SEAPPA e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, aproximando os produtores rurais das inovações tecnológicas para o setor rural.”

Já o presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques, destacou a importância da produção de alimentos tendo em vista o crescimento populacional: "A FAO emitiu um parecer que diz que entre 2010 e 2050 o mundo terá que aumentar sua produção de alimentos em 70%. Em 2050, o mundo terá uma população de cerca de 10 bilhões de habitantes. Isso significa que temos que investir em tecnologia, em comunicação, em conhecimento e inovação. Já que temos que investir em inovação, por que não vir a essa feira e mostrar aquilo que a gente tem disponível no Estado do Rio de Janeiro e no mundo para que todos possam saber a importância dessa inovação e dessa tecnologia na produção de alimentos."

Autoridades