
A PESAGRO-RIO, através do Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos (CEPAAR), realizou no último dia 13 de julho um Dia de Campo sobre os desafios e oportunidades para o agronegócio nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense durante o outono e inverno. Na ocasião, foram discutidas a pesquisa sobre o uso de bioinsumos para utilização de suprimentos de nutrientes na cultura do milho (que está sendo desenvolvida em parceria com a EMBRAPA Agrobiologia), a importância da fixação biológica de nitrogênio no solo, melhoramento genético, vazio sanitário e inovações na agricultura familiar, entre outros temas.
Um dos responsável pela pesquisa com grãos no Norte e Noroeste do Estado, o pesquisador da PESAGRO-RIO, Benedito Fernandes, comemorou o sucesso do evento, promovido pelo CEPAAR.
"Eu acredito que o evento foi muito bem conduzido e todos os assuntos foram muito bem abordados. No fim do evento eu tive a oportunidade de conversar com vários dos presentes, que me relataram a satisfação com os temas e a clareza com a qual eles foram apresentados. Para o produtor rural, esses eventos são muito importantes. Nós da pesquisa, junto com os profissionais da extensão rural, precisamos levar esse conhecimento para que eles possam gradativamente produzir mais e melhor".
![]() ![]() ![]() ![]() |
O presidente da PESAGRO, Paulo Renato Marques, ressaltou o potencial produtivo da cultura de grãos na região e a importância do trabalho de difusão da tecnologia produzida pela empresa.
"Desde o início da década de 1980 a PESAGRO vem pesquisando a viabilidade do plantio de grãos nas Regiões Norte e Noroeste do Estado. Há alguns anos, após um estudo que realizamos em parceria com EMBRAPA, CONAB, FAPERJ, INCRA e UFRRJ, constatamos que o Rio tem aproximadamente 200 mil hectares agricultáveis nessa área. É muito importante continuarmos o trabalho de pesquisa, apresentando os melhores materiais genéticos e as boas práticas para que o produtor rural possa se desenvolver. Há muito potencial nessa região".
![]() ![]() ![]() ![]() |
O evento contou com as presenças do presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques, do diretor administrativo, Erik Pereira, o chefe do CEPAAR, Ronaldo Soares, além do diretor técnico da EMATER-RIO, Carlos Marconi, o secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Almy Jr., o superintendente do MAPA, Agnaldo Pinto Silva, o comandante do 8º BPM, o tenente coronel Cruz, e o subsecretário de Estado de Agricultura, Felipe Brasil.