CEPAO comemora 45 anos com Dia de Campo de Bovinocultura e Integração Lavoura Pecuária

O Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica da PESAGRO-RIO está completando 45 anos. Para celebrar a data, a equipe da Área de Bovinos do CEPAO organizou um dia de campo. Nesta quarta-feira (26), o evento reuniu mais de 300 estudantes e produtores rurais para assistirem palestras sobre o tema.

A cerimônia de abertura contou com as presenças do secretário de Agricultura, Dr. Flávio, o presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques, o presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa, o secretário de Agricultura de Seropédica, Júlio Sicarino, o pesquisador Ilso Rilzo, representando a EMBRAPA Agrobiologia, o professor Everaldo Zonta, representando a UFRRJ, e Marineide Pampolha, chefe do CEPAO.

Dia de Campo 1

O presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques, destacou a importância do CEPAO no desenvolvimento de tecnologias voltadas tanto para a área de bovinos de leite, quanto para a olericultura.

- O CEPAO é uma estrutura muito importante dentro da nossa empresa. A proximidade com a Embrapa Agrobiologia e a UFRRJ é muito estratégica e nos permite desenvolver tecnologias e parceiras que contribuem para o crescimento do agronegócio fluminense. Nós precisamos continuar investindo no desenvolvimento de novas tecnologias para agregar mais valor ao setor. Para isso é fundamental formarmos mão de obra de qualidade. Estamos investindo no futuro – afirmou Paulo Renato.

Reinaldo Santos, da empresa Alta Genética, palestrou sobre a morfologia das vacas leiteiras, especificando as melhores formas de cruzamento para o aumento de produção. Já Magno Roza, da EMATER-RIO, falou sobre a gestão do espaço na produção pecuária, explicando detalhadamente quais são os custos fixos e variáveis envolvidos. Por fim, o professor João Batista, da UFRRJ, palestrou sobre o modelo de integração lavoura pecuária, e usou como exemplo o Acordo de Cooperação Técnica para elaboração de silagem de milho com a PESAGRO-RIO.

Dia de Campo 2