PESAGRO-RIO comemora sucesso do espaço Agro Rio Business
PESAGRO-RIO comemora sucesso do espaço Agro Rio Business
Super Rio Expofood

Pelo segundo ano seguido a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) esteve presente na Super Rio Expofood. A PESAGRO-RIO coordenou a presença da SEAPPA no evento e organizou o espaço Agro Rio Business, que contou com 20 produtores rurais e suas agroindústrias, palestras e muitos negócios realizados em prol do desenvolvimento do interior do Estado.

Na 33ª edição da SRE Trade Show, o evento teve pela primeira vez a presença da Convenção das Américas de Supermercados, com supermercadistas não só do Brasil, mas da Argentina, Chile, Colômbia e até dos Estados Unidos. Foram 3 dias de muitas atividades, com a presença de 60.000 pessoas e mais de R$ 3 bilhões gerados em negócios. Uma oportunidade única para os pequenos produtores rurais, que historicamente não têm acesso às grandes redes de varejo e atacado.

Agro Rio Business

O presidente da Associação dos Supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiroz, palestrou no espaço Agro Rio Business e destacou a importância do agronegócio fluminense no desenvolvimento do interior.

- Eu conversei com o governador sobre a oportunidade de desenvolver o agro no Rio de Janeiro. O agro é forte na Região Serrana, mas o Paulo Renato (Marques) me ensinou que nós temos uma capacidade de produção muito superior à atual. E essa é uma pauta perene da ASSERJ junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah. Para isso a gente precisa fomentar o produtor para que ele possa se desenvolver, seja através de linhas de crédito ou de cooperativas. Eu sou um grande defensor do desenvolvimento do Rio de Janeiro através do agro - afirmou Fábio Queiroz.

Agro Rio Business

Durante sua palestra, Fábio convidou Gerson Estevam, presidente do PREZUNIC, para explicar aos produtores os melhores caminhos para levarem seus produtos para as principais redes supermercadistas e criou uma linha direta entre as agroindústrias do Estado e a empresa que representa.

- Nós supermercadistas temos que ter a consciência de que não produzimos nada, fazemos apenas a ponte entre aqueles que estão nas lavouras e fábricas e o consumidor final. A gente deseja muito que os produtores vão até o supermercado para fazer negócio com a gente. Nós estamos de portas abertas. Não precisa sequer agendar atendimento, basta comparecer a uma de nossas lojas e vocês serão atendidos - disse Gerson Estevam.  

Agro Rio Business

A diretoria executiva da PESAGRO-RIO tem trabalhado em diversos projetos de desenvolvimento estrutural do agronegócio fluminense. Além da orientação técnica proporcionada pela pesquisa, que chega ao campo através da parceria com a EMATER-RIO, a atual gestão tem buscado o fortalecimento institucional através de iniciativas como o espaço Agro Rio Business. Uma das maiores solicitações que passaram a chegar a partir da pandemia foi justamente no auxílio ao escoamento da produção, e a participação na Super Rio Expofood é o melhor exemplo de como a empresa pode ajudar o produtor a se desenvolver nas mais diversas áreas.

O presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques, ressaltou que a presença dos produtores em eventos como esse traz benefícios para todo o setor, que cresce muito com o networking e a troca de experiências.

- Mais do que a possibilidade de venda direta que esses produtores têm, estar em um evento como a Super Rio Expofood abre portas importantíssimas para as agroindústrias. Um negócio é composto por diversas áreas, e aqui nós vemos desde soluções em maquinário para produção e embalagem, até alternativas de controle de estoque, entrega e marketing. Para fomentar o desenvolvimento do interior do Estado a partir do agronegócio, nós precisamos desenvolvê-lo como um todo. Não basta termos o melhor material genético ou o melhor produto. Precisamos ser competitivos e capazes de entregar uma experiência excelente para o consumidor final. O negócio como um todo precisa crescer e estamos trabalhando nisso - afirmou Paulo Renato Marques.

Agro Rio Business

O secretário de Agricultura, Dr. Flávio, também falou sobre a importância da ocupação desses espaços estratégicos de geração de negócios, proporcionando um crescimento gradativo e consistente do agronegócio fluminense.   

- É um grande orgulho, uma grande oportunidade para a agricultura do Rio. Estamos com 20 stands de agricultores, alguns provenientes da agricultura familiar, trazendo seus produtos para grandes negócios, apresentando variedades de produtos do nosso Estado, que podem trazer muitos benefícios para a agricultura fluminense. Isso é fundamental para o Rio de Janeiro avançar no agro - finalizou Dr. Flávio.