Escuta Café RJ reúne as principais lideranças para debater o desenvolvimento do café do Rio
Escuta Café RJ reúne as principais lideranças para debater o desenvolvimento do café do Rio
Cafeicultura

Nesta quinta-feira (23) aconteceu o Workshop "Escuta Café RJ" na sede da PESAGRO-RIO, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Em breve abertura, o diretor técnico da PESAGRO-RIO, Silvio Galvão, agradeceu todos os presentes: compuseram a mesa no início do evento, o secretário Estadual de Agricultura, Dr. Flávio, o presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato, o presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, Celso Merola, o chefe-geral substituto do Centro Nacional de Pesquisa do Café da EMBRAPA, Omar Cruz Rocha, o vice-presidente do SENAR, Maurício Salles, a gerente de projetos do SEBRAE, Ana Lucia Lima, e o diretor presidente da ASCARJ, Moacyr Carvalho.

Escuta Café RJ

"Esse evento marcou a solidificação do planejamento estratégico das ações que serão implementadas em conjunto para o desenvolvimento da cadeia cafeeira do Rio de Janeiro. É simbólico, porque reunimos as principais instituições com representatividade para o café do Rio", afirmou o presidente da PESAGRO-RIO, Paulo Renato Marques.

Escuta Café RJ

O presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa, também destacou a importância da reunião de tantos atores relevantes para alavancar a cadeia cafeeira fluminense.

"Esse encontro é um marco. Ter diversas autoridades de uma cadeia importantíssima no Estado do Rio de Janeiro como Embrapa, SEBRAE-RJ, técnicos, secretaria de Agricultura etc, é uma ótima oportunidade de alinhar ideias. Por isso, é uma satisfação enorme estar aqui hoje", salientou o presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa.

Após a introdução, os participantes apresentaram projetos e ações em andamento no Estado para fortalecer a cafeicultura fluminense. Dentre eles, representantes do MAPA/SFA-RJ, das Embrapa Café, Solos e Agroindústria de Alimentos, SEBRAE-RJ, SENAR-RJ, FAERJ, UFRJ, Superintendência de Defesa Sanitária, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, IFF, IFRJ e ASCARJ.

Ao término da primeira parte do workshop foi realizada uma dinâmica onde pequenos grupos discutiram os principais desafios e propuseram soluções para fortalecer a cadeia do café no Rio.

Escuta Café RJ