A reestruturação e a modernização institucional da PESAGRO-RIO e a necessidade de redirecionamento e de ganho de eficiência permanente dos projetos de pesquisa levaram a diretoria da empresa a transformar suas estações e campos experimentais em Centros Estaduais de Pesquisa, de vocação e atuação especializada nos segmentos produtivo agropecuário e agroindustrial, de alimentos e de sanidade animal e vegetal.
Com a aprovação do Conselho de Administração, foram criados o Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, em Campos dos Goytacazes; o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em Itaocara; o Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, em Seropédica; o Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura, em Nova Friburgo; o Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, em Macaé; o Centro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, em Silva Jardim; e, em Niterói, onde também está localizada a sede da empresa, o Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal e o Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos.


Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim foi, durante 30 anos, vinculado à Estação Experimental de Macaé.
A partir de 2010, com a reestruturação e modernização institucional da Pesagro-Rio, foi transformado em Centro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, com vistas a atender à necessidade de recuperação de áreas degradadas, à implantação de sistemas agroflorestais e agrossilvopastoris e à revitalização da heveicultura fluminense.
O Centro de Pesquisa ainda mantém, no entanto, coleções de materiais genéticos de citros, introduzindo, constantemente, novas variedades e cultivares atuais. Também são mantidas coleções de goiabeira, gravioleira, jabuticabeira, jaqueira, lichieira, macadâmia, mangueira, pessegueiro e uvaieira, com as quais são realizados estudos e pesquisas que levam à indicação de cultivares mais apropriadas para a diversificação de culturas.
Pesquisador

A Estação Experimental de Campos foi criada em 1913, incorporando-se à Pesagro-Rio a partir de 1976, com o objetivo principal de promover a diversificação agropecuária das regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas.
Reconhecida como polo estadual de pesquisa em agroenergia, a partir da reestruturação e modernização institucional da Pesagro-Rio, foi transformada em Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos.
A grande tradição em pesquisa vem desde a sua fundação, quando pertencente ao Ministério da Agricultura, com atividades voltadas exclusivamente à pesquisa da cana-de-açúcar. Naquele período, foram desenvolvidas as variedades do grupo CB, destacando-se a CB 45-3, que chegou a ser cultivada em 80% da área canavieira do Brasil, sendo introduzida, também, em diversos países, como Estados Unidos, Iraque, Irã, Austrália e Havaí, entre outros.
Além da cana-de-açúcar, desde a sua incorporação à Pesagro-Rio, o centro de pesquisa desenvolve pesquisas com grãos (arroz, feijão e milho) e olericultura, além de produzir sementes e mudas.
Pesquisadores
BENEDITO FERNANDES DE SOUZA FILHO
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), com mestrado em Fitopatologia pela Mississipi State University - USA (1976). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1978, atuando principalmente na seleção e indicação de cultivares de feijão adaptadas às condições do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve, ainda, estudos relacionados à recuperação de pastagens degradadas.
Projetos coordenados
1. Oficina Tecnológica para a recuperação de pastagens degradadas no Norte Fluminense.
Títulos publicados no site
AV 118 - Feijão: Informações básicas de cultivo. (2022)
IT Online 138 - Novas cultivares de feijão para o Rio de Janeiro. (2018)
IT Online 130 - Resultados preliminares e inéditos da utilização do brix na avaliação da qualidade de pastagens no Estado do Rio de Janeiro. (2018)
IT Online 127 - Avaliação de três genótipos de feijão preto em vitrines tecnológicas em três municípios fluminenses. (2018)
IT Online 126 - Avaliação de genótipos de feijão preto precoce em três condições de cultivo no Estado do Rio de Janeiro. (2018)
IT Online 125 - Avaliação de genótipos de feijão preto ciclo normal em três condições de cultivo no Estado do Rio de Janeiro. (2018)
IT Online 124 - Avaliação de genótipos de feijão preto em condições de cultivo empresarial - Ensaio VCU Preto ciclo precoce, normal e vitrine tecnológica - 2016/2017. (2018)
IT Online 123 - Avaliação de genótipos de feijão preto em condições de pequena produção - Ensaio VCU Preto ciclo precoce, normal e vitrine tecnológica - 2016/2017. (2018)
IT Online 121 - Produção de feijão em sucessão ao arroz em várzea no Noroeste Fluminense. (2017)
IT Online 103 - Comportamento de cultivares de arroz irrigado em Italva, Noroeste Fluminense. (2017)
IT Online 98 - Uso alternativo das várzeas do Estado do Rio de Janeiro: A Experiência da Pesagro-Rio. (2017)
IT Online 86 - Seleção de cultivares de feijão preto para o Estado do Rio de Janeiro - Triênio 2013/2015. (2016).
IT Online 85 - Experimentação para produção de feijão agroecológico na agricultura familiar no Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 57 - Produção de feijão em área com toxidez de alumínio na baixada campista. (2015)
IT Online 50 - Seleção de cultivares de feijão para o Estado do Rio de Janeiro. (2015)
IT Online 48 - Indicação de cultivares de feijão para o Estado do Rio de Janeiro. (2015).
IT Online 27 - Caracterização dos sistemas de produção de café conilon em Conceição de Macabu e Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. (2014)
IT Online 22 - Atributos nutricionais de lavouras de café conilon no Norte Fluminense. (2014)
AV 100 - A cultura do feijão no Estado do Rio de Janeiro. (2010).
Informe Técnico 39 - Coco: informações básicas. (2008)
Informe Técnico 37 - Feijão: informações básicas. (2008)
JOSÉ MÁRCIO FERREIRA
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com mestrado em Agronomia (Horticultura) pela mesma Universidade. É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1981, atuando nas áreas de horticultura e oleaginosas, dedicando-se, atualmente à produção de mudas de hortaliças em estufas.
Projetos coordenados
1. Instalação de horta comunitária no município de São João de Meriti no Estado do Rio de Janeiro.
2. Captação e armazenamento de águas pluviais para aproveitamento no sistema de irrigação de mudas de olerícolas em estufa.
4. Produção de mudas de hortaliças em estufa.
5. Avaliação de cultivares de mini pimentões em sistema agroecológico nas condições edafoclimá-ticas das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Títulos publicados no site
IT Online 156 – Custo variável de produção de tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
DOC Online 6 - Análise de preço do milho em grão. (2022)
AV 124 - Tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
AV 125 - A cultura de olerícolas. (2022)
IT Online 153 - Produtividade de variedades de milho em sistema de produção convencional e orgânico no Estado do Rio de Janeiro. Ano agrícola 2018/2019. (2021)
IT Online 152 - Composição bromatológica do capim Mombaça (Panicum maximum Jacq.) sob adubação com pó de rocha e esterco de curral. (2021)
IT Online 149 - A cultura do café no Estado do Rio de Janeiro período de 2013 a 2018. (2020)
IT Online 148 - A cultura do milho-verde no Estado do Rio de Janeiro período de 2011 a 2019. (2020)
IT Online 147 - Avaliação de cultivares de alface sob diferentes condições de cultivo no Norte Fluminense. (2020)
IT Online 146 - Acúmulo de matéria seca pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) sob adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
IT Online 145 - Evolução da fertilidade do solo e acúmulo de nutrientes pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) em resposta à adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
IT Online 116 - Milho branco: opção de renda para o produtor. (2017)
Informe Técnico 49 - Telado para produção de Folhosas - Modelo PESAGRO-RIO. (2010)
Informe Técnico 48 - Tecnologia para a produção de cana-de-açúcar visando à sua utilização na alimentação de bovinos de leite. (2010)
DOC 103 - Produção de Tomate Orgânico - Sistema PESAGRO-RIO. (2010)
AV 101 - O café no Norte Fluminense: possibilidades de aumento da produção e da sustentabilidade. Efeito da irrigação por gotejamento sobre o padrão de crescimento, o desenvolvimento e a produtividade do cafeeiro conilon no município de Campos dos Goytacazes. p. 51-78 (2010)
Informe Técnico 33 - Estufa de baixo custo: modelo PESAGRO-RIO. 2. ed. (2006)
LUCIA VALENTINI
Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Lavras (1977), com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1986). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1978, atuando na área de fitotecnia. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas com a cultura do milho (manejo e tratos culturais), principalmente para o segmento da agricultura familiar.
Projetos coordenados
1. Produção de sementes orgânicas de olerícolas e de variedades de milho para agricultores familiares.
2. Avaliação do desempenho de cultivares para a produção de milho verde como alternativa de geração de renda na agricultura familiar.
3. Avaliação do pó de rocha em uma unidade de pesquisa participativa de pastoreio rotacionado silvopastoril na microbacia Córrego Marimbondo.
4. Produção de sementes orgânicas de variedades de milho-verde e de adubos verdes visando à geração de renda na agricultura familiar.
Títulos publicados no site
IT Online 156 – Custo variável de produção de tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
DOC Online 6 - Análise de preço do milho em grão. (2022)
AV 119 - Milho: Informações básicas de cultivo. (2022)
IT Online 153 - Produtividade de variedades de milho em sistema de produção convencional e orgânico no Estado do Rio de Janeiro. Ano agrícola 2018/2019. (2021)
IT Online 152 - Composição bromatológica do capim Mombaça (Panicum maximum Jacq.) sob adubação com pó de rocha e esterco de curral. (2021)
IT Online 149 - A cultura do café no Estado do Rio de Janeiro período de 2013 a 2018. (2020)
IT Online 148 - A cultura do milho-verde no Estado do Rio de Janeiro período de 2011 a 2019. (2020)
IT Online 147 - Avaliação de cultivares de alface sob diferentes condições de cultivo no Norte Fluminense. (2020)
IT Online 146 - Acúmulo de matéria seca pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) sob adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
IT Online 145 - Evolução da fertilidade do solo e acúmulo de nutrientes pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) em resposta à adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
IT Online 141 - Comportamento de variedades de milho na região Norte Fluminense - ano agrícola 2017/2018. (2018)
IT Online 140 - Sintético PESAGRO-RIO: variedade de milho recomendada para sistema orgânico de produção. (2018)
IT Online 137 - Efeito da adubação orgânica na produção da cana forrageira no município de Itaperuna-RJ. (2018)
IT Online 136 - Efeito da adubação orgânica na produção da cana forrageira no município de Italva-RJ. (2018)
IT Online 135 - Utilização da parte aérea da mandioca como alternativa de silagem na pequena propriedade em Itaocara - Noroeste Fluminense. (2018)
IT Online 134 - Comportamento de cultivares e linhagens de arroz irrigado em Campos dos Goytacazes - Safra 2017/2018. (2018)
IT Online 129 - Caracterização de variedade crioula de milho, sob cultivo orgânico, no município de Campos dos Goytacazes - RJ. (2018)
IT Online 119 - Recomendação de cultivares de milho para o Estado do Rio de Janeiro - safra 2017/2018. (2017)
IT Online 116 - Milho branco: opção de renda para o produtor. (2017)
IT Online 114 - Desempenho de variedades de milho em Campos dos Goytacazes-RJ - Ano Agrícola 2016-2017. (2017)
IT Online 104 - Produção acumulada em treze safras (2004-2016) do cafeeiro arábica em condições de adensamento no Noroeste Fluminense. (2017)
IT Online 103 - Comportamento de cultivares de arroz irrigado em Italva, Noroeste Fluminense. (2017)
IT Online 98 - Uso alternativo das várzeas do Estado do Rio de Janeiro: A Experiência da Pesagro-Rio. (2017)
IT Online 96 - Avaliação de pó de rocha como fertilizante alternativo em pastagem na Região Noroeste. (2016)
IT Online 95 - Boas práticas agrícolas na produção do café: adensamento do cafeeiro arábica. (2016)
IT Online 94 - Recomendação de cultivares de milho para o Estado do Rio de Janeiro - safra 2016/2017. (2016)
IT Online 93 - Milho Sintético Pesagro: Variedade conhecida por sua rusticidade e capacidade de adaptação aos diversos ambientes. (2016)
IT Online 91 - Desempenho agronômico de cultivares de milho em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. (2016)
IT Online 90 - Comportamento produtivo de cultivares de milho no Norte Fluminense e em outros ambientes. (2016)
IT Online 88 - Produção de lima ácida Tahiti no período de entressafra. (2016)
IT Online 74 - Desempenho de variedades de milho para uso da palha no artesanato, utilizando produtos orgânicos. (2015)
IT Online 71 - Aspectos da cultura do milho verde no Estado do Rio de Janeiro. (2015)
IT Online 70 - Rendimento de grãos de variedades de milho avaliadas em Campos dos Goytacazes-RJ e em outros ambientes. (2015)
IT Online 49 - Rendimento de variedades de milho utilizando produtos orgânicos. (2015)
IT Online 29 - Recomendação de cultivares de milho para o Estado do Rio de Janeiro - safra 2014/2015. (2014)
IT Online 24 - Avaliação de variedades de milho na região de Campos dos Goytacazes-RJ - safra 2013/2014. (2014)
Informe Técnico 38 - Milho verde: informações básicas. (2008)
SILVINO AMORIM NETO
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1967), com mestrado em Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Pelotas (1976). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1978, desenvolvendo pesquisas para a seleção e recomendação de cultivares de arroz mais produtivas e adaptadas às condições do estado.
Projetos coordenados
1. Introdução e avaliação de cultivares de arroz para recomendação ao uso extensivo no Estado do Rio de Janeiro.
Títulos publicados no site
AV 126 - Arroz: Informações básicas de cultivo. (2022)
IT Online 146 - Acúmulo de matéria seca pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) sob adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
IT Online 145 - Evolução da fertilidade do solo e acúmulo de nutrientes pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) em resposta à adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
AV 96 - A cultura do arroz irrigado no Estado do Rio de Janeiro. (2008)

Está situado próximo a dois importantes centros de pesquisa e ensino, a Embrapa Agrobiologia e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica, o que possibilita a troca de informações em diversas áreas do conhecimento e a multidisciplinaridade de suas ações, além de diversas parcerias.
Exemplo dessa parceria é o convênio denominado Sistema Integrado de Produção Agroecológica, conhecido como Fazendinha Agroecológica do Km 47, entre o centro de pesquisa da Pesagro-Rio, a Universidade Rural, a Embrapa Agrobiologia e a Embrapa Solos. O convênio se destina à utilização de 37 hectares manejados agroecologicamente, integrando as áreas animal e vegetal, com o objetivo de desenvolver técnicas de produção de alimentos sadios e sem a degradação do meio ambiente.
O centro dispõe de área de 50ha no município de Paty do Alferes, onde está instalado o Campo Experimental de Avelar, para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas às condições das regiões Centro-Sul e Médio Paraíba.
Pesquisadores
CELMA DOMINGOS DE AZEVEDO
Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1976), com mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1988). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1978, desenvolvendo pesquisas em agroecologia, manejo integrado de pragas e produção orgânica de plantas medicinais, aromáticas e PANC.
Projetos coordenados
1. Influência do horário de corte na produção de óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf, no município de Seropédica.
LUIZ AUGUSTO DE AGUIAR
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), com Especialização em Fitossanitarismo e mestrado em Fitotecnia (Fitossanidade) pela mesma Universidade (1997). Está cedido à Pesagro-Rio pela secretaria estadual de Agricultura desde 2007, atuando como pesquisador nas áreas de Agroecologia e Fitossanidade.
Projetos coordenados
1. Controle de nematoides Meloidogyne spp. em quatro olerícolas através de enriquecimento de microbiomas rizosféricos pela tríade substratos compostados, biofertilizantes e fungos com ação nematicida.
Títulos publicados no site
DOC Online 5 - Atrofia letal da coroa do coqueiro - ALCC. (2022)
BT Online 1 - Patogenicidade de Cladosporium sp. à mosca-branca das solanáceas (Hemiptera: Aleyrodidae). (2018)
IT Online 82 - Desempenho de variedades de bananeiras resistentes ou tolerantes aos agentes do Mal-do-Panamá e da Sigatoka Negra. (2016)
IT Online 58 - Hérnia das crucíferas ou 'Batata da raiz'. Identificação e prevenção da doença. (2015)
IT Online 74 - Desempenho de variedades de milho quanto à produção de grãos, sementes e palha para artesanato, em propriedades de assentamento rural. (2015)
MARIA DO CARMO DE ARAÚJO FERNANDES
Bióloga, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), com mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1982, atuando na área de agricultura orgânica, desenvolvendo pesquisas com Bioinsumos e insumos alternativos (biofertilizantes, caldas caseiras, extratos, óleos essenciais e homeopatia) para o manejo de pragas.
Projetos coordenados
1. Produção de sementes em sistema orgânico para agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro.
2. Uso do óleo essencial de Citronela para controle de Ralstonia solanacearum em solos utilizados em plantios de tomateiro.
3. Integração de rotação de culturas e uso de óleos essenciais para redução da incidência da fitobactéria Ralstonia solanacearumem em solos de plantios de tomateiros (Solanum lycopersicum L.).
Títulos publicados no site
IT Online 156 - Custo variável de produção de tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
DOC Online 5 - Atrofia letal da coroa do coqueiro - ALCC. (2022)
BT Online 1 - Patogenicidade de Cladosporium sp. à mosca-branca das solanáceas (Hemiptera: Aleyrodidae). (2018)
IT Online 115 - Diagnóstico do sistema de produção e do uso de sementes orgânicas no município de Teresópolis - RJ. (2017)
IT Online 82 - Desempenho de variedades de bananeiras resistentes ou tolerantes aos agentes do Mal-do-Panamá e da Sigatoka Negra. (2016)
IT Online 74 - Desempenho de variedades de milho quanto à produção de grãos, sementes e palha para artesanato, em propriedades de assentamento rural. (2015)
IT Online 58 - Hérnia das crucíferas ou 'Batata da raiz'. Identificação e prevenção da doença. (2015)
Informe Técnico 44 - Defensivos alternativos: ferramenta para uma agricultura ecológica, não poluente, produtora de alimentos sadios. 2ª ed. (2010)
Informe Técnico 35 - Tudo que você precisa saber para ter uma horta. 2ª ed. (2007)
PEDRO AFONSO DE PREAULX MOREIRA ALVES
Técnico Médio em Veterinária pelo Instituto Tecnológico Revolución - Cuba (1979). Médico-Veterinário graduado pela Universidade Federal Fluminense (1985), com especialização em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Zootecnia pela mesma Universidade (1999). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1988, desenvolvendo estudos em Manejo de rebanhos bovinos, Manejo reprodutivo de vacas e Biotecnologia da reprodução de fêmeas bovinas.
Títulos publicados no site
IT Online 144 - Crescimento ponderal de fêmeas do rebanho de produção de leite na PESAGRO-RIO. (2019).
DOC Online 1 - Novilhas de reposição - Investimento para os sistemas de produção de leite. (2018)
ROSANE SCATAMBURLO LIZIEIRE FAJARDO
Zootecnista, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1989). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1983, desenvolvendo pesquisas em nutrição animal, criação de bezerros, manejo e alimentação na área de bovinos de leite.
Títulos publicados no site
AV 121 - É possível produzir leite de qualidade. (2022)
IT Online 151 - Boas práticas de manejo em sistemas de produção de leite. (2021)
IT Online 144 - Crescimento ponderal de fêmeas do rebanho de produção de leite na PESAGRO-RIO. (2019)
DOC Online 1 - Novilhas de reposição - Investimento para os sistemas de produção de leite. (2018)
IT Online 117 - Bezerros se comunicam com o tratador. (2017)
IT Online 120 - Primeiros cuidados com a bezerra recém-nascida. (2017)
Informe Técnico 46 - Utilização de subprodutos da agroindústria e de resíduos agrícolas na alimentação de bovinos. (2010)
Informe Técnico 45 - Bezerras em Rebanhos Leiteiros - investimento que vale a pena. (2010)
SERGIO TRABALI CAMARGO FILHO
Zootecnista, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), com mestrado em Zootecnia (1998) e Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela (2007) pela mesma Universidade. É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1986, com atuação nas áreas de Nutrição Animal, Produção Animal, Forragicultura e Pastagens.
Projetos Coordenados
1. Produção de forragem verde e conservada para gado leiteiro.
2. Avaliação da utilização de escória de aciaria como corretivo da acidez de solo para cultivos de alimentos volumosos para bovinos.

Localizado às margens do rio Paraíba do Sul, no município de Itaocara, região Noroeste Fluminense, o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira ocupa área de 300 hectares, que inclui duas ilhas no rio Paraíba do Sul.
Ainda hoje conhecido como antigo Campo de Sementes, o órgão compõe a estrutura da Pesagro-Rio desde 1977, inicialmente como Campo Experimental e, posteriormente, como Estação Experimental de Itaocara.
Com recursos do PAC/Embrapa, recebeu equipamentos de laboratório e de informática, veículos, máquinas e implementos agrícolas, além da reforma de alojamentos para técnicos e bolsistas e das instalações das áreas técnica e administrativa.
Atualmente, também desenvolve trabalhos com a cultura do café, anteriormente realizados pelo CEP Agroenergia, visto que a Pesagro-Rio é sócia fundadora, juntamente com outras nove instituições nacionais de pesquisa, do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).
Desempenha importante papel na execução do Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, como central receptora de embriões de bovinos melhorados, em atuação conjunta com o Laboratório de Transferência de Embriões e FIV (fecundação in vitro) de Gado de Leite, localizado no Campo Experimental Fazenda Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite, no município de Valença-RJ.
Pesquisador
AGOSTINHO JORGE DOS REIS CAMARGO
Médico-Veterinário, graduado pela Universidade Federal Fluminense (1979), com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1983, atuando nas áreas de Fisiopatologia da Reprodução Animal e Biotecnologia em sistemas de produção de leite, manejo e reprodução de gado leiteiro e produção in vitro de embriões bovinos.

O Laboratório de Biologia Animal, que a partir de 2010, passou a se chamar Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal Geraldo Manhães Carneiro, está localizado no Jardim Botânico de Niterói, no bairro do Fonseca, desde a sua criação, em 1939.
Integrando a estrutura de pesquisa da Pesagro-Rio há 38 anos, dispõe de instalações e quadro técnico especializado, habilitando-o a desenvolver estudos e pesquisas em Sanidade Animal. Conta com profissionais que atuam nas áreas de Patologia Clínica, Bacteriologia, Biotecnologia, Virologia, Anatomia Patológica, Nutrição Animal e Análises Instrumentais, realizando, também, análises de qualidade da água, além de cooperar com ações voltadas para a preservação do meio ambiente, contribuindo para a vigilância da sanidade animal e para o aumento da produtividade agropecuária.
Realiza, rotineiramente, análises histopatológicas, bacteriológicas, virológicas e testes sorológicos em amostras de animais de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. Casos positivos das enfermidades detectadas são comunicados à Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e à Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado, gerando informações fundamentais de apoio.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o controle sanitário em sistemas de criação animal de produtores rurais familiares; a prevenção e controle das principais zoonoses e outras doenças infectocontagiosas em herbívoros; os diagnósticos de Anemia Infecciosa Equina, de Brucelose bovina e bubalina através do leite e soro e o diagnóstico da Raiva.
Pesquisadores
CARLOS HENRIQUE CAMPELLO COSTA
Médico-Veterinário, graduado pela Universidade Federal Fluminense (1977). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1979, com atuação nas áreas de Histopatologia, com ênfase em doenças infectocontagiosas e parasitárias; Anátomo-Histopatologia como auxílio diagnóstico de doenças tóxicas, metabólicas e nutricionais; Patologia Animal; Sanidade Animal e Medicina Veterinária Preventiva.
JANE GARCIA PINHEIRO
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Fluminense (1976), com mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1976, realizando pesquisas e análises para sorodiagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) e da Brucelose e nas áreas de Hematologia, Bioquímica Sanguínea, diagnóstico de Hemoparasitoses. Tem conhecimento em gestão laboratorial baseada na NBR ISO/IEC 17025.
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Fluminense (1980), com mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Vigilância Sanitária, pelo Instituto Nacional de Controle em Qualidade (INCQS) da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (2006). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1984, atuando nas áreas de microbiologia e biotérios, com ênfase em Raiva, Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, Doença de Aujeszky, Mixomatose, Influenza vírus em suínos e equinos, Papilomatose, Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) e controle e diagnóstico da Brucelose e Tuberculose. É ocupante da cadeira nº 34 da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro - AMVERJ e Conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro.
Projetos Coordenados
1. Comparativo das médias leiteiras de rebanhos bovinos antes e após controle sanitário dos rebanhos que agregam leite nos tanques de refrigeração disponibilizados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAPEC) a produtores familiares do Estado do Rio de Janeiro.
2. Otimização do Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal da PESAGRO-RIO para apoio laboratorial a Programas Nacionais de Saúde Animal do MAPA.
3. Controle das principais zoonoses e outras doenças infectocontagiosas na região Noroeste.
4. Leite limpo: Programa de qualidade para Pecuária Leiteira Fluminense/Planejamento estratégico.
Títulos publicados no site
IT Online 143 - A raiva em herbívoros no Estado do Rio de Janeiro. (2019)
AV 116 - Boas práticas sanitárias na produção leiteira. (2015)
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1978), com mestrado em Microbiologia pela University of Surrey - Inglaterra (1986) e doutorado em Microbiologia pela mesma Universidade (1989). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1979 e ocupante da cadeira nº 30 da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro - AMVERJ. Desenvolve projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Microbiologia Aplicada, atuando em Sanidade/Saúde Animal, Medicina Veterinária Preventiva, Epidemiologia, Diagnóstico Laboratorial, Segurança dos Alimentos, Saúde Pública, Recursos Genéticos de Microrganismos, Biotecnologia e Biologia Molecular. É curadora de Microrganismos da Pesagro-Rio, integrando a Vertente Microbiana de Recursos Genéticos da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos da EMBRAPA.
Projetos Coordenados
1. Coleção de microrganismos patogênicos para animais de produção “CMPAP”.
Títulos publicados no site
BT Online 2 - Rápido diagnóstico no controle da Mastite Bovina no sistema de produção familiar. (2019)
PHYLLIS CATHARINA ROMIJN
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Fluminense (1978), com mestrado em Microbiologia Veterinária pela University of Surrey - Inglaterra (1986), doutorado em Microbiologia Veterinária pela mesma Universidade (1989) e Pós- doutorado em Biologia Molecular pela RIVM e FIOCRUZ (2001). Especialização em Biologia Marinha e Oceanografia pela Faculdade Maria Thereza (2011). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1979, atuando nas áreas de Virologia Animal, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Preventiva e Vigilância Ambiental em Saúde, com ênfase no monitoramento de viroses emergentes veiculadas por animais silvestres que se constituem em zoonoses. Desenvolve estudos de epizootiologia da Raiva e desenvolvimento sustentável, visando atender a demandas de comunidades de produtores familiares em geral. Realiza estudos para aplicação da ISO 17025 em laboratório de Virologia.
Projetos Coordenados
1. Vigilância passiva e ativa com eventual monitoramento de agravos diagnosticados na região de divisa dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
2. Monitoramento e pesquisa diagnóstica das doenças infectocontagiosas de rebanhos de interesse econômico para o Estado do Rio de Janeiro - Manutenção de equipamentos multiusuários relevantes à sua identificação.
Títulos publicados no site
IT Online 143 - A raiva em herbívoros no Estado do Rio de Janeiro. (2019)
RITA DE CÁSSIA FIGUEIRA SILVA
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Fluminense (1979), com mestrado em Medicina Veterinária - Patologia Veterinária (2003) e doutorado em Medicina Veterinária - Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico dos Produtos de Origem Animal pela mesma Universidade (2011). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1980, atuando nas áreas de Sanidade Avícola, Patologia Animal, Bacteriologia, Virologia, Medicina Veterinária Preventiva, Epidemiologia, Higiene Veterinária e Agricultura Familiar.
Médica-Veterinária, graduada pela Universidade Federal Fluminense (1987), com mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1994, desenvolvendo pesquisas em Microbiologia Molecular nas áreas de saúde animal, saúde pública, microbiologia, biotecnologia e bacteriologia.
Projetos Coordenados
1. Homeopatia no cuidado em saúde do gado de leite na agricultura familiar: utilização de nosódio para profilaxia e tratamento de Mastite Bovina.
2. Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Transferência de Tecnologia para a cadeia do leite do Estado do Rio de Janeiro.
Títulos publicados no site
IT Online 150 - Caracterização e demanda dos produtores de leite de três municípios do Estado do Rio de Janeiro. (2021)
BT Online 2 - Rápido diagnóstico no controle da Mastite Bovina no sistema de produção familiar. (2019)

Criado para atender à necessidade de a Pesagro-Rio contar com uma base física na principal região produtora de hortaliças do Estado do Rio de Janeiro, o Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura está localizado no 3º Distrito de Campo do Coelho, no município de Nova Friburgo.
Voltado, principalmente, para a transferência de conhecimentos e tecnologias que levem os produtores da região à transição da agricultura convencional para a agricultura de bases agroecológicas, o centro de pesquisa dispõe também de salas no centro da cidade, onde está instalado o Observatório da Agricultura Orgânica.
Além de facilitar o contato com os produtores locais, o Observatório dedica-se, principalmente, à busca de soluções para os gargalos identificados para o acesso dos agricultores familiares organizados aos mercados institucionais com a oferta de alimentos orgânicos e à participação na construção de canais de venda direta de produtos orgânicos, ao aumento do acesso a esses alimentos pela população e ao crescimento da agricultura orgânica.
Pesquisadora
MARIA FERNANDA DE ALBUQUERQUE COSTA FONSECA
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1976) e Zootecnista, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), com especialização em Gestão e Estratégia do Agribusiness pela UFRRJ (1999) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA da mesma Universidade (2005). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1994 e membro da CPOrg-RJ/MAPA representando a Pesagro-Rio. Colaboradora do Mestrado Profissionalizante em Agricultura Orgânica (PPGAO) da UFRRJ, Embrapa e Pesagro-Rio, desenvolve estudos de Economia e Sociologia Rural, com ênfase em Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas.
Projetos Coordenados
1. Normas e regulamentações técnicas, circuitos curtos de comercialização no Estado do Rio de Janeiro: monitoramento de políticas públicas e apoio à inclusão produtiva e comercial de produtos orgânicos e em transição agroecológica.
2. Elaboração de mapas temáticos (web mapa interativo) dos estabelecimentos rurais e dos pontos de venda (Circuito Carioca de Feiras Orgânicas) coordenados pela Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro - ABIO.
3. Protocolo de transição agroecológica: ferramenta de inclusão produtiva com respeito ao ambiente, valorização das comunidades rurais e urbanas envolvidas com a produção de alimento saudável e a conservação da paisagem.
4. Avaliação de substratos orgânicos compostados ou vemicompostados enriquecidos com agentes de biocontrole para produção de mudas orgânicas.
Títulos publicados no site
AV Online 99 - Agroecologia, produção orgânica e circuitos curtos de comercialização - Guia prático para o uso das tecnologias de informação e comunicação no apoio à rastreabilidade, por meio de mapas temáticos. (2022)
DOC Online 4 - Diagnóstico da demanda de lúpulo nos mercados do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo - RJ. (2022)

Situado no município de Niterói, junto à sede da empresa, e criado em 1999 como Laboratório de Controle de Qualidade, o hoje Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos dedica-se ao controle de qualidade de alimentos, englobando os aspectos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais, além de desenvolver novas tecnologias de fabricação e estudos com processamento tecnológico de alimentos.
As atividades visam à segurança dos alimentos, garantindo a saúde do consumidor com alimentos saudáveis e nutritivos.
As metodologias usadas são aquelas estabelecidas pela legislação vigente e seu corpo técnico é composto por pesquisadores e técnicos com experiência na área laboratorial.
O Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos apoia, ainda, as ações de Vigilância Sanitária da Superintendência de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, sendo o único órgão público autorizado a emitir laudos técnicos para o Serviço de Inspeção Estadual - SIE.
Situado no município de Niterói, junto à sede da empresa, e criado em 1999 como Laboratório de Controle de Qualidade, o hoje Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos dedica-se ao controle de qualidade de alimentos, englobando os aspectos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais, além de desenvolver novas tecnologias de fabricação e estudos com processamento tecnológico de alimentos.
RESPONSÁVEL
Eliane Rodrigues
PESQUISADORES
Airton Antônio Castagna
Carlos Eduardo Ribeiro Coutinho
Eliane Rodrigues
Luiz Rogério Gonçalves Magalhães
Marcos Aronovich
Sílvia Conceição Reis Pereira Melo

O Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável está localizado a cinco minutos do centro da cidade de Macaé-RJ e dispõe de área de 140 hectares, dos quais 90 hectares constituem área preservada de Mata Atlântica, considerada a segunda maior floresta urbana do estado. Um espaço ideal para o desenvolvimento de propostas ligadas à sustentabilidade.
Foi com essa intenção que foi transformada a antiga Estação Experimental de Macaé, que integra a estrutura da Pesagro-Rio desde a sua criação e cuja tradição nas pesquisas na área de fruticultura é reconhecida em todo o país.
O Centro Estadual é dedicado a trabalhos científicos e a unidades demonstrativas de tecnologias aplicadas ao conceito de desenvolvimento sustentável, tanto no meio rural quanto na sua integração com o ambiente urbano. Está aberto a produtores rurais, profissionais das áreas agrícola e ambiental, estudantes e população em geral, que poderão observar práticas diversas associadas à preservação ambiental.
Pesquisadores
ALCÍLIO VIEIRA
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1976), com mestrado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (1984) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de São Paulo, Campus de Jaboticabal (1997). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977, desenvolvendo estudos sobre a qualidade de frutos do abacaxizeiro, épocas de produção, fisiologia vegetal e nutrição mineral. Desenvolve projetos na área de recursos genéticos ligados à fitotecnia em fruteiras, como manga e citros, além de fruteiras silvestres, nativas e exóticas.
Projetos Coordenados
1. Implantação de agroflorestas com espécies nativas da Mata Atlântica e fruteiras em áreas degradadas de produção ou de preservação ambiental.
2. Introdução e avaliação de germoplasma de citros e outras fruteiras visando a sua utilização no Estado do Rio de janeiro.
3. Introdução, manutenção e avaliação de germoplasma de citros para o Rio de Janeiro.
4. Transformações tecnológicas visando ao incremento da cadeia produtiva da fruticultura na região Serrana Fluminense.
5. A fruticultura como fator de desenvolvimento e conservação do meio ambiente para a região Serrana Fluminense.
6. Incremento da receita financeira da fruticultura no Estado do Rio de Janeiro, por meio da introdução de materiais genéticos diferenciados.
Títulos publicados no site
BT Online 4 - Avaliação de frutos de onze variedades de mangueiras nas condições de Macaé-RJ. (2019)
DOC Online 2 - Produção de laranjas no Estado do Rio de Janeiro e sua comercialização no mercado atacadista da CEASA-RJ. (2018)
IT Online 43 - Coleções de fruteiras e experimentos instalados no Campo Experimental de Silva Jardim da Pesagro-Rio. (2015)
IT Online 44 - A importância da diversificação do porta-enxerto para a citricultura. (2015)
IT Online 45 - Cultivo do limão Tahiti de porte anão. (2015)
IT Online 46 - Anonáceas nativas. (2015)
IT Online 51 - Laranja Maracanã. (2015)
AV 106 - O potencial de cultivo do abacateiro: algumas recomendações técnicas. (2014)
AV 107 - O cultivo da amora preta. (2014)
AV 108 - O cultivo da castanha portuguesa. (2014)
AV 109 - Pêssego: potencial de cultivo e recomendações técnicas. (2014)
AV 110 - Macadâmia: fruteira com alto potencial de consumo. (2014)
AV 111 - O cultivo da oliveira. (2014)
AV 112 - O cultivo da atemoia. (2014)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
Informe Técnico 54 - Abacaxicultura fluminense: tecnologias geradas pela Pesagro-Rio. (2010)
Informe Técnico 53 - Abacaxicultura fluminense: sistema de produção recomendado. (2010)
Informe Técnico 52 - Recomendações para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010)
Informe Técnico 51 - Porta-enxertos e copas para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010).
Graduado em Ciências Rurais pela Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba (União Soviética) em 1979, com mestrado em Solos pela mesma Universidade (1980) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1994, atuando na área de Melhoramento Vegetal das culturas de banana, mamão, pinha, goiaba e fruteiras silvestres, nativas e exóticas.
Projetos Coordenados
1. Produção de mudas de bananeiras de cultivares resistentes à Sigatoka Negra em Macaé de forma autossustentada para distribuição gratuita.
Títulos publicados no site
AV 127 – Variedades resistentes à Sigatoka Negra. (2022)
IT Online 155 - Aspectos produtivos de bananeiras resistentes à Sigatoka Negra em Cachoeiras de Macacu. (2022)
AV 123 - O Cultivo da Bananeira. (2022)
BT Online 4 - Avaliação de frutos de onze variedades de mangueiras nas condições de Macaé-RJ. (2019)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
Informe Técnico 50 - Como plantar goiabas. (2010)
Informe Técnico 43 - Goiaba: Controle de pragas e doenças. 2ª ed. (2010))
Informe Técnico, 41 - Pinha: informações básicas. (2008)
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), com mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de São Paulo, Campus de Jaboticabal (1990). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1983. Desenvolve projetos de pesquisa com a cultura de citros.
Projetos Coordenados
1. Competição de quatro cultivares de limão “Tahiti” para o Estado do Rio de Janeiro.
2. Introdução e avaliação de cultivares de pitaya para a região Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Títulos publicados no site
BT Online 4 - Avaliação de frutos de onze variedades de mangueiras nas condições de Macaé-RJ. (2019)
IT Online 18 - Mirtáceas Nativas. (2014)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
Informe Técnico 51 - Porta-enxertos e copas para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010)
Informe Técnico 52 - Recomendações para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010)
JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ MALDONADO
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1971) e pós-graduado pela University of Florida Gainesville (USA) em 1976. É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1979, desenvolvendo pesquisas na área de fruticultura.
Títulos publicados no site
AV 127 – Variedades resistentes à Sigatoka Negra. (2022)
IT Online 155 - Aspectos produtivos de bananeiras resistentes à Sigatoka Negra em Cachoeiras de Macacu. (2022)
AV 123 - O Cultivo da Bananeira. (2022)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
JULIO CESAR DA SILVA MONTEIRO DE BARROS
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1969), com mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e doutorado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1995). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977, desenvolvendo projetos de pesquisa em fruticultura na área de Manejo e Tratos Culturais de citros, envolvendo porta-enxertos, produção de mudas e controle de doenças.
Projetos Coordenados
1. Avaliação de sistemas produtivos sustentáveis e introdução de cultivares de bananeiras.
2. Introdução de cultivares de bananeira em sistemas produtivos sustentáveis.
3. Efeito da aplicação de extratos de algas marinhas sobre a produção e qualidade de frutos de laranja "folha murcha" - Citrus sinensis (L.) Osb.
4. Nossas frutas.
Títulos publicados no site
BT Online 3 - Águas de reúso para irrigação de pomar de lima ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). (2019)
IT Online 89 - A leprose dos citros: o ácaro e seu controle. (2016)
IT Online 87 - Cultivares de laranjas tardias para o Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 80 - Pragas de maior importância na citricultura fluminense. (2016)
IT Online 81 - Pragas secundárias e inimigos naturais na citricultura fluminense. (2016)
IT Online 78 - Doenças de diferentes causas que afetam as plantas cítricas no Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 77 - Como produzir laranjas no Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 73 - Práticas alternativas para controle do ácaro da leprose dos citros. (2015)
IT Online 72 - Utilização de urina de vaca nas lavouras. (2015)
IT Online 65 - A pesquisa em citricultura na Região Serrana Fluminense e em Cachoeiras de Macacu. (2015)
IT Online 56 - Porta-enxertos para laranja Natal no Norte Fluminense. (2015)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
LUIZ DE MORAES RÊGO FILHO
Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), com mestrado em Fitotecnia pela mesma Universidade (1992), Especialização em Agricultura Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002) e Pós-Doutorado em Ciências do Solo pela mesma Universidade. É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1994. Desenvolve estudos em Agricultura Irrigada e Avaliação Econômica nas áreas de Fitossanidade, Fruticultura Tropical, Jardinocultura e Paisagismo, Manejo de Irrigação, Biodiesel (oleaginosas) e Agroenergia (cana-de-açúcar).
Projetos Coordenados
1. Favorabilidade e riscos de terras do Estado do Rio de Janeiro para o planejamento sustentável rural e urbano.
Títulos publicados no site
BT Online 3 - Águas de reúso para irrigação de pomar de lima ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). (2019)
IT Online 81 - Pragas secundárias e inimigos naturais na citricultura fluminense. (2016)
IT Online 77 - Como produzir laranjas no Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 65 - A pesquisa em citricultura na Região Serrana Fluminense e em Cachoeiras de Macacu. (2015)
IT Online 63 - Desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar em solos adensados frente aos usos de irrigação, gesso e torta de filtro. (2015)
IT Online 55 - A deficiência hídrica no Brasil: Reflexo da falta de planejamento. (2015)
IT Online 51 - Laranja Maracanã. (2015)
IT Online 45 - Cultivo de limão 'Tahiti' de porte anão. (2015)
IT Online 44 - A importância da diversificação do porta-enxerto para a citricultura. (2015)
IT Online 43 - Coleções de fruteiras e experimentos instalados no Campo Experimental de Silva Jardim da Pesagro-Rio. (2015)
IT Online 37 - Favorabilidade de terras do Norte Fluminense para a produção do maracujazeiro. (2015).
IT Online 36 - Manejo de irrigação para o abacaxizeiro cultivar pérola nas condições edafoclimáticas da região Norte Fluminense. (2014)
IT Online 34 - Potencial de uso das terras, socioeconomia e infraestrutura. (2014)
IT Online 33 - Manejo agroecológico de pragas e moléstias do maracujazeiro na região Norte Fluminense. (2014)
IT Online 32 - Avaliação do nível tecnológico de produtores da cultura do maracujazeiro no Norte Fluminense. (2014)
IT Online 27 - Caracterização dos sistemas de produção de café conilon em Conceição de Macabu e Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. (2014)
IT Online 23 - Atributos químicos do solo em lavouras de café conilon no Norte Fluminense. (2014)
IT Online 22 - Atributos nutricionais de lavouras de café conilon no Norte Fluminense. (2014)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 101 - O café no Norte Fluminense: possibilidades de aumento da produção e da sustentabilidade. Efeito da irrigação por gotejamento sobre o padrão de crescimento, o desenvolvimento e a produtividade do cafeeiro conilon no município de Campos dos Goytacazes. p. 51-78 (2010)
REGINA CÉLIA ALVES CELESTINO
Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), com mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1982, desenvolvendo estudos e pesquisas em Entomologia Agrícola, atuando na área de manejo de pragas nas culturas de citros, abacaxi e outras fruteiras, tendo participado do desenvolvimento do método de uso da urina de vaca em lavouras.
Projetos Coordenados
1. Produção de mudas de hortaliças.
2. Unidade demonstrativa - Controle biológico da broca da bananeira (Cosmopolites sordidus).
Títulos publicados no site
BT Online 3 - Águas de reúso para irrigação de pomar de lima ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka). (2019)
BT Online 4 - Avaliação de frutos de onze variedades de mangueiras nas condições de Macaé-RJ. (2019)
IT Online 113 - Produtos alternativos para o controle da leprose dos citros. (2017)
IT Online 109 - Introdução e estudo de pessegueiros na região Serrana fluminense - município de Sumidouro-RJ. (2017)
IT Online 108 - Introdução e avaliação de novas cultivares de tangerineiras e híbridos no município de Teresópolis-RJ. (2017)
IT Online 107 - Bases para o planejamento de uso sustentável das terras: um jeito simples e racional de tomar decisões no caso da olericultura. (2017)
IT Online 105 - Favorabilidade de terras para o planejamento sustentável rural e urbano - bases para o planejamento de uso sustentável das terras: um jeito simples e racional de tomar decisões. (2017)
IT Online 101 - Introdução e avaliação de cultivares de laranjeiras no município de Teresópolis-RJ. (2017)
IT Online 100 - Estudo de coleção de plantas cítricas para o município de São José do Vale do Rio Preto-RJ. (2017)
IT Online 99 - Avaliação de variedades cítricas introduzidas no município de Bom Jardim-RJ. (2017)
IT Online 89 - A leprose dos citros: o ácaro e seu controle. (2016)
IT Online 87 - Cultivares de laranjas tardias para o Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 81 - Pragas secundárias e inimigos naturais na citricultura fluminense. (2016)
IT Online 80 - Pragas de maior importância na citricultura fluminense. (2016)
IT Online 79 - Principais doenças fúngicas que afetam as plantas cítricas. (2016)
IT Online 78 - Doenças de diferentes causas que afetam as plantas cítricas no Estado do Rio de Janeiro. (2016)
IT Online 73 - Práticas alternativas para controle do ácaro da leprose dos citros. (2015)
AV 113 - A produção de banana em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 114 - A produção de citros em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
AV 115 - A produção de maracujá em pequenas áreas do Estado do Rio de Janeiro. (2014)
Informe Técnico 54 - Abacaxicultura fluminense: tecnologias geradas pela Pesagro-Rio. (2010)
Informe Técnico 53 - Abacaxicultura fluminense: sistema de produção recomendado. (2010)
Informe Técnico 52 - Recomendações para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010)
Informe Técnico 51 - Porta-enxertos e copas para a cultura dos citros no Estado do Rio de Janeiro. (2010)
Sede
A Sede da PESAGRO-RIO está localizada no município de Niterói-RJ, em prédio recentemente construído no Jardim Botânico Nilo Peçanha, abrigando a Diretoria da empresa, composta pela Presidência, Diretoria Técnica e Diretoria de Administração e os órgãos a elas vinculados, como a Chefia de Gabinete, Assessoria Jurídica, Coordenadoria de Planejamento, Auditoria e Gerência de Informática; Coordenadoria de Pesquisa e Coordenadoria de Difusão de Tecnologia; e os Departamentos Financeiro e de Administração.
Vinculada à Coordenadoria de Planejamento, encontra-se a Área de Projetos da Sede, que reúne pesquisadores dedicados aos estudos e pesquisas de Economia Rural e Mercado Agrícola, além de, excepcionalmente, pesquisas com a cultura da cana-de-açúcar para a seleção e recomendação de variedades mais apropriadas para a alimentação de bovinos e para a fabricação de cachaça artesanal, como também para outras finalidades, como o comércio de caldo de cana e produção de melado.
Área de Projetos da Sede – APS
Pesquisadores
ARIVALDO RIBEIRO VIANA
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo (1976), com mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1983). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento em Melhoramento Vegetal, principalmente relacionados à produção de cana-de-açúcar, agroindústria, álcool, produção de cachaça de qualidade e açúcar, cana forrageira para alimentação de vacas leiteiras e seleção de cultivares de cana-de-açúcar para produção de melado, rapadura, açúcar mascavo e caldo para consumo in natura.
Projetos Coordenados
1. Introdução e avaliação de variedades de cana-de-açúcar visando ao uso na alimentação humana e animal.
2. Melhoria da produção leiteira no Estado do Rio de Janeiro utilizando melhores níveis tecnológicos na alimentação animal.
Títulos publicados no site
AV 120 - Cana Forrageira: Informações básicas de cultivo. (2022)
Informe Técnico 42 - Cachaça de alambique. (2008)
Informe Técnico 48 - Tecnologia para a produção de cana-de-açúcar visando à sua utilização na alimentação de bovinos de leite. (2010)
LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), com mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1982). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes (1992). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento com a cultura do milho, biodiesel, agricultura familiar, agroecologia, desenvolvimento sustentável e pesquisa participativa em comunidades de Microbacias Hidrográficas.
Projetos Coordenados
1. Análise econômica de sistemas de produção agrícolas de interesse econômico e social, de comercialização dos produtos agrícolas, de cadeias e dos arranjos produtivos no Estado do Rio de Janeiro.
2. Viabilidade do Registro Nacional de Cultivares (RNC) do feijão-de-vagem Alessa pela Pesagro-Rio.
3. Análise de oferta de produção orgânica, dos preços, das estratégias para diversificação, inovação e demandas dos produtores, feirantes e consumidores que participam das feiras orgânicas.
4. Viabilidade econômica e financeira do tomate orgânico em cultivo protegido e análise do sistema de produção orgânico utilizado.
5. Desenvolvimento do sistema de produção do tomate orgânico em cultivo protegido.
Títulos publicados no site
IT Online 156 – Custo variável de produção de tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
DOC Online 6 - Análise de preço do milho em grão. (2022)
DOC Online 3 - Variação sazonal de preço do maço de agrião no mercado atacadista da CEASA-RIO: período de 2000 a 2019. (2021)
IT Online 153 - Produtividade de variedades de milho em sistema de produção convencional e orgânico no Estado do Rio de Janeiro. Ano agrícola 2018/2019. (2021)
IT Online 152 - Composição bromatológica do capim Mombaça (Panicum maximum Jacq.) sob adubação com pó de rocha e esterco de curral. (2021)
IT Online 150 - Caracterização e demanda dos produtores de leite de três municípios do Estado do Rio de Janeiro. (2021)
IT Online 149 - A cultura do café no Estado do Rio de Janeiro - período de 2013 a 2018. (2020)
IT Online 148 - A cultura do milho-verde no Estado do Rio de Janeiro - período de 2011 a 2019. (2020)
IT Online 147 - Avaliação de cultivares de alface sob diferentes condições de cultivo no Norte Fluminense. (2020)
IT Online 146 - Acúmulo de matéria seca pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) sob adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
BT Online 2 - Rápido diagnóstico no controle da Mastite Bovina no sistema de produção familiar. (2019)
IT Online 145 - Evolução da fertilidade do solo e acúmulo de nutrientes pelo capim Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça) em resposta à adubação com pó de rocha e esterco bovino. (2019)
DOC Online 2 - Produção de laranjas no Estado do Rio de Janeiro e sua comercialização no mercado atacadista da CEASA-RJ. (2018)
IT Online 137 - Efeito da adubação orgânica na produção da cana-forrageira no município de Itaperuna. (2018)
IT Online 136 - Efeito da adubação orgânica na produção da cana forrageira no município de Italva. (2018)
IT Online 135 - Utilização da parte aérea da mandioca como alternativa de silagem na pequena propriedade em Itaocara - Noroeste Fluminense. (2018)
IT Online 116 - Milho branco: opção de renda para o produtor. (2017)
IT Online 115 - Diagnóstico do sistema de produção e do uso de sementes orgânicas no município de Teresópolis. (2017)
IT Online 109 - Introdução e estudo de pessegueiros na região Serrana Fluminense - Município de Sumidouro - RJ. (2017)
IT Online 104 - Produção acumulada de treze safras (2004-2016) do cafeeiro arábica em condições de adensamento no Noroeste Fluminense. (2017)
IT Online 101 - Introdução e avaliação de cultivares de laranjeiras no município de Teresópolis. (2017)
IT Online 100 - Estudo de coleção de plantas cítricas para o município de São José do Vale do Rio Preto-RJ. (2017)
IT Online 99 - Avaliação das variedades cítricas introduzidas no município de Bom Jardim-RJ. (2017)
IT Online 106 - Comercialização de tomate do Estado do Rio de Janeiro. (2017)
IT Online 114 - Desempenho de variedades de milho em Campos dos Goytacazes - Ano agrícola 2016-2017. (2017)
IT Online 95 - Boas práticas agrícolas na produção do café: adensamento do cafeeiro arábica. (2016)
IT Online 96 - Avaliação do pó de rocha como fertilizante alternativo em pastagem na região Noroeste. (2016)
IT Online 93 - Milho Sintético Pesagro - Variedade conhecida por sua rusticidade e capacidade aos diversos ambientes. (2016)
IT Online 82 - Desempenho de variedades de bananeiras resistentes ou tolerantes aos agentes do Mal-do-Panamá e da Sigatoka Negra - Microbacia Vale do Sahy - Mangaratiba-RJ. (2016)
IT Online 66 - Custo de produção do adubo fermentado bokashi. (2015)
JORGE ALVES DA CRUZ E SILVA
Graduado em Ciências Atuariais pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1982). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977.
Títulos publicados no site
IT Online 156 – Custo variável de produção de tomate orgânico em cultivo protegido. (2022)
DOC Online 6 - Análise de preço do milho em grão. (2022)
IT Online 154 - Comportamento de cultivares de mini pimentão cultivado no verão em sistema agroecológico na região Norte Fluminense. (2022)
DOC On Line 3 - Agrião: Variação sazonal de preço do maço no mercado atacadista da CEASA-RIO – Período de 2000 a 2019. (2021)
IT Online 153 - Produtividade de variedades de milho em sistema de produção convencional e orgânico no Estado do Rio de Janeiro. Ano agrícola 2018/2019. (2021)
IT Online 149 - A cultura do café no Estado do Rio de Janeiro: período de 2013 a 2018. (2020)
IT Online 135 - Utilização da parte aérea da mandioca como alternativa de silagem na pequena propriedade - Itaocara - Noroeste Fluminense. (2018)
DOC On Line 2 - Produção de laranjas no Estado do Rio de Janeiro e sua comercialização no mercado atacadista da CEASA-RJ. (2018)
IT Online 92 - A cultura do tomate no Estado do Rio de Janeiro: municípios produtores, produção e área colhida - 2010 a 2015. (2016)
IT Online 76 - Banana Prata (Musa spp.) no mercado atacadista do município do Rio de Janeiro: Aspectos da cultura, preços, mercado e sazonalidade mensal (2000 a 2014). (2016)
IT Online 64 - A cultura do arroz no Estado do Rio de Janeiro: Tecnologias recomendadas. (2015)
IT Online 35 - Análise de preços do abacaxi (tipo grande) comercializado no mercado atacadista do município do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2013. (2015)
IT ON LINE 28 - Evolução da área colhida de café no Estado do Rio de Janeiro (1990 - 2010). (2014)
IT ON LINE 20 - Quantidade de abacaxi ofertada no mercado atacadista do município do Rio de Janeiro no período de 1990 a 2013. (2014)
Documentos 105 - Comportamento sazonal do abacaxi (Ananas comosus (L.) Merril) comercializado no mercado atacadista do município do Rio de Janeiro. (2011)
IT ON LINE 01 - Aspectos do mercado e da comercialização da manga - Rio de Janeiro - 1996/2005. (2008)