A PESAGRO-RIO é responsável pelo apoio à adaptação de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais - pesquisa participativa - um dos componentes do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias do Estado do Rio de Janeiro - Rio Rural, coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

A Pesquisa Participativa tem como objetivo ajustar tecnologias sustentáveis às condições sociais, econômicas e ambientais específicas de cada microbacia e de cada produtor, que participa em todas as etapas do processo. Através de ações construídas com a comunidade e com os produtores, a metodologia da Pesquisa Participativa é uma ferramenta para a  consciência  ecológica  em benefício da sociedade.


Unidades de Pesquisa Participativa em Andamento e com Coletas de Dados já Realizadas - Abril 2017
Voltar
PROJETO RIO RURAL/GEF
NÚCLEO DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Na primeira etapa do Programa Rio Rural, foram implantadas 24 Unidades de Pesquisa Participativa nas microbacias das regiões Norte, Noroeste e Serrana Fluminense, tendo como responsáveis pesquisadores da PESAGRO-RIO e de outras instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento do Global Environment Facilit (GEF).

As demandas e definições das pesquisas surgiram da própria comunidade, em processo de construção participativa, durante a elaboração dos Planos Executivos da Microbacia (PEM).
Na segunda etapa, o Programa Rio Rural foi expandido para outras regiões do estado, ampliando as interações entre os diversos atores locais e regionais, com demandas e soluções construídas de forma coletiva, com financiamentos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Nesta etapa, o Núcleo de Pesquisa Participativa tem como meta a implantação e manutenção de 12 projetos de pesquisa participativa, 5 experimentos de longa duração e a estruturação da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em microbacias. Os resultados das Pesquisas Participativas concluídas estão disponíveis através de resumos expandidos neste portal. (Programa Rio Rural - Núcleo de Pesquisa Participativa - Quadro da Situação - Resumos Expandidos)

Resultados das Unidades de Pesquisa Participativa (Resumos Expandidos)


MANUAIS TÉCNICOS


Com o objetivo de apoiar a elaboração de projetos de incentivo a práticas de manejo sustentável dos recursos naturais em microbacias, foi criada a série Manual Técnico, reunindo alternativas que podem ser implementadas em consonância com as linhas de incentivo do projeto: recuperação de áreas degradadas, manejo de recursos hídricos, uso e manejo sustentável da biodiversidade, reorientação de sistemas produtivos para sustentáveis e apoio à comercialização de produtos socioambientalmente adequados.

Os manuais, elaborados por pesquisadores da PESAGRO-RIO e por colaboradores de diversas instituições de pesquisa, extensão e ensino do Estado do Rio de Janeiro, não se caracterizam como pacotes tecnológicos, e sim como fonte de consulta e reflexão para os técnicos executores do projeto e para outros atores comprometidos com a conservação dos recursos naturais, podendo sofrer reavaliações periódicas e ajustes em função do estado da arte.

Manuais Técnicos


REDE DE PESQUISA, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, SERVIÇOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS

A Rede tem por objetivos facilitar a integração das ações de pesquisa, ensino e extensão em prol do desenvolvimento rural sustentável; levantar e solucionar demandas dos grupos de interesse; compartilhar ideias, métodos e recursos financeiros e estimular sinergias entre as instituições, evitando superposição de ações, tendo como beneficiário prioritário o produtor rural e seu núcleo familiar, além de técnicos e consumidores.

Rede de Pesquisa